"Não é na resignação,mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." ( Pedagogia da autonomia)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atividade 2

1) Qual é o conceito de “currículo” apresentado pelo autor?
Segundo o autor o currículo corresponde aos conteúdos, conceitos que são suscetíveis de ser ensinados nas escolas. Compreende tudo que é suposto de ser ensinado ou aprendido, seguindo uma ordem determinada de programação e sob responsabilidade de uma instituição de educação formal, nos limites de um ciclo de estudos.Compreende o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos (saberes,competências,representações,tendências,valores) transmitidos (de modo implícito ou explícito) nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização,isto é,tudo aquilo a que poderíamos chamar de dimensão cognitiva e cultural da educação escolar.
2) Explique o que representa a idéia de “universalismo” no currículo,apresentando os aspectos que o definem.
O universalismo compreende tudo que é exposto ao uso comum, no sentido de homogeneização das massas. No currículo, ele se relaciona aos conteúdos imutáveis e ordenados para determinado grupo. São saberes pré determinados e impostos, até mesmo indiscutíveis. Pode-se, em muitos casos, relacionar os conhecimentos às relações de poder. Isto porque através da manipulação do conhecimento que circula é possível manter a ordem social vigente, o status quo. Através disso posso construir um currículo com uma intenção determinada, um objetivo que pode estar claro ou não.
O universalismo no currículo nega o multiculturalismo, uma vez que desconsidera a contextualização do mesmo. Podemos encontrar no universalismo uma posição etnocêntrica, já que privilegia uma determinada visão em detrimento de outra ,não mesmos importante. O que se questiona é que a escola de hoje não dá conta de um currículo universal. A demanda atual não comporta uma unidade de conceitos,de valores imutáveis. E o objetivo da educação, passados séculos de história , é a emancipação dos indivíduos. Com um currículo pré determinado, sem abertura para ampliação,discussão e reflexão não cabe espaço para isso.

3) Explique o que representa a idéia de “relativismo” no currículo,apresentando os aspectos que o definem.
O relativismo compreende a contextualização do currículo. Discute a validade do que é ensinado e supostamente aprendido.É uma oposição ao universalismo,uma vez que propõe a discussão dos conceitos,valores e conhecimentos. Não no sentido de cada um escolher,ou determinar os conhecimentos sem encadeamento.O que se coloca é que com o relativismo pode-se ter a abertura para a reflexão, o pensar as situações. Com um currículo ordenado ,é claro, mas sem interesses implícitos.Há a possibilidade de contextualização do conhecimento. Não postula uma visão em detrimento da outra.
Nessa perspectiva, o espaço do educar não será somente para atender a certos interesses, mas vai englobar a formação de pessoas conscientes daquilo que estão aprendendo e ensinando. O relativismo vai questionar o dogmatismo social presente e perpetuado por séculos. Vai desvendar caminhos inimagináveis para que se chegue ao verdadeiro bem comum. Uma educação de qualidade precisa beber desta fonte para que seja coerente e eficaz.

4) Explique os seguintes enfoques sobre currículo;
a) analítico descritivo: utilizado pelos sociólogos e historiadores da educação e outros representantes das ciências sociais.
b) normativo e prescritivo: usado pelos filósofos da educação e todos aqueles que,desde o início das instituições de ensino,refletem em um determinado contexto e em função de um determinado público,sobre o que se deveria ou poderia ser ensinado.
c) operatório e tecnicista: usado pelos especialistas na elaboração e na implementação dos programas escolares.
d) eclético: utilizado pelos que estudam e ensinam a didática por ser o que combina diversos aspectos (elucidação, prescrição, criação, construção).

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