"Não é na resignação,mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." ( Pedagogia da autonomia)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Partilhando experiencias - a avaliação em foco.

Avaliar e um ato que faz parte do nosso cotidiano. Todos os dias somos avaliados e avaliamos.O que diferencia são os lugares e as perspectivas a que estamos inseridos. O processo avaliativo na faculdade depende do professor que administra a disciplina. Durante esses três períodos deparei-me com muitos tipos , com os quais partilho da mesma posição e outro que discordo totalmente. No primeiro período, na disciplina de Educação,Linguagem e Conhecimento, o professor tinha um método que era totalmente incoerente.Ele falava uma coisa e fazia outra. Na exposição das aulas colocava que o professor tinha que aproveitar o conhecimento do aluno,que a avaliação não deveria ser punitiva,mas de fato ele fazia aquilo que negava. Tínhamos que preparar um seminário e escrever um artigo. Durante todo o processo o objetivo final era a atribuição de uma nota.Essa era a única maneira que ele utilizou para nos avaliar. Não levou em conta o nosso estranhamento estando na universidade e ainda no primeiro período. Havia pessoas que de tão nervosas nem conseguiam desenvolver o tema corretamente. Era uma pressão psicológica muito grande. Não encontrei proposito naquilo que ele propôs para a turma.O fim era a nota.As exposições dele eram ate boas,mas o processo avaliativo deixou a desejar.Era totalmente tradicional e não dava abertura para os alunos.
Em contrapartida outros professores tinham uma postura totalmente diversa. Na disciplina de Pesquisa educacional a professora, a todo momento, partilhou conosco as experiencias, aceitava nossas opiniões, deixava com que fizéssemos parte da discussão. fazíamos resenha, fichamento. Quando não atendíamos a proposta ela voltava,explicava, ate que conseguíssemos alcançar um passo significativo. No fim do semestre ela fez uma auto avaliação,onde tínhamos que atribuir um conceito para nossa participação na disciplina. Dava para notar que para ela a nota não era o fim, mas o processo era mais importante.
De forma geral, na universidade, temos a oportunidade de conhecer muitas praticas. O interessante são as oportunidades que temos de fazer a reflexão a partir disso. E enquanto educadores apurar para que a nossa pratica seja diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário