"Não é na resignação,mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." ( Pedagogia da autonomia)

sábado, 10 de julho de 2010

Respostas do questionário

Respostas do questionário


1- A partir das experiências de vocês façam uma breve descrição/ análise das seguintes características:
• Aspectos Físicos
Os aspectos físicos de uma escola refletem sua organização cotidiana. Uma escola que não se preocupa com sua estrutura física não oferece tudo que potencialmente poderia oferecer e deixa de observar futuros problemas que poderão surgir devido à falta de organização física.
Salas de aulas amplas, porém o grande número de alunos PR turma faz com que as mesmas fiquem pequenas.
Corredores e pátios pequenos limitam as possibilidades de desenvolvimento dos alunos.
3 das 5 componentes deste grupo, estudaram em escolas públicas distintas e todas as três escolas, possuíam: Quadra de esportes; Refeitório; Sala de vídeo; Biblioteca.
As outras duas componentes, estudantes de escolas particulares distintas, relataram que suas escolas possuíam: Uma ou mais quadra de esportes; Laboratório de informática; Laboratório de ciências; Biblioteca; Cantina.
• Aspectos Administrativos
Envolvem todos os componentes que auxiliam no dia-a-dia do funcionamento do espaço escolar. A comunidade não participa dessa organização, a não ser quando há eleição para diretores, onde dois responsáveis são convocados para compor a equipe da eleição. Já no caso de escolas particulares, não há qualquer envolvimento da comunidade, já que os diretores, muitas vezes, são os próprios donos.
• Aspectos Sociais
Diante do “descaso” de alguns pais em relação ao desenvolvimento escolar de seus filhos, é necessário constantes trabalhos de conscientização de suas responsabilidades e compromissos. Alguns projetos são realizados e nestes, solicita-se a participação da comunidade.
Como por exemplo: Reuniões de pais e alunos.
2- Apresente duas sugestões exeqüíveis para desenvolver cada uma das características de escola eficaz:
• Autonomia da Escola
Envolvimento do diretor, professores e pais, na decisão de medidas que sejam condizentes com a realidade daquela escola.
Desenvolvimento de projetos que vão de encontro com interesses da escola. Exemplo disso: a escola não adotar medidas convencionais, mas criar suas próprias medidas de acordo com seus interesses.
• Liderança Organizacional
Promover grupos de estudos e leituras;
Eleição para representantes de turmas;
Realização de grêmios e gincanas.
• Articulação Curricular
Promover debates. Criar projetos de interdisciplinalidade.
Sugestões de problemáticas e a busca da articulação.
• Otimização do Tempo
Utilização de diferentes ambientes para a prática pedagógica.
Fazer uso de recursos de diferentes tipos, para a assimilação do conteúdo teórico.
• Estabilidade Profissional
Manter profissionais capacitados, promover avaliação de suas habilidades e desempenho para que sejam melhor utilizados .
Estimular o vínculo com a instituição de ensino.
• Formação Pessoal
Promover palestras, que visão a reciclagem, ou mesmo, especialização do professor.
Reuniões onde haja a troca de experiências positivas que possam ajudar na formação do profissional.
• Participação dos Pais
Criação de projetos que visem a participação dos pais.
Coleta de sugestões dos pais para melhorias na escola.
Atendimento aos pais que não podem comparecer nos horários de reunião.
• Reconhecimento Público
Promover divulgação dos trabalhos por diferentes meios. Incluindo a divulgação por meio dos pais e alunos.
Realizar, feiras científicas, exposição artística e outras formas de divulgação do trabalho da escola com seus alunos e funcionários.
• Apoio das Autoridades
A criação de projetos voltados à comunidade.
Projetos que divulguem as atividades da escola.
3- Reflita sobre os elementos da cultura organizacional das escolas com base na sua experiência.
A cultura organizacional das escolas integra um conjunto de elementos ligados que condicionam tanto a sua configuração interna, como o estilo de interações que estabelece com a comunidade.
• Bases conceituais e pressupostos (invisíveis) integram os valores sociais, as crenças e ideologias, como por exemplo as condutas individuais para os comportamentos grupais.
• Manifestações verbais e conceituais integram o plano de estudo e a linguagem.
• Manifestações visuais e simbólicas fazem parte física e cultural de toda a arquitetura interna e externa do colégio.
4- Relacione as três áreas de intervenção( escolar, pedagógica, profissional) com o cotidiano da escola.
A área escolar é formada pelos pais, pelas comunidades, pelos alunos pelos professores entre outros, onde estes têm “direitos” a participarem da elaboração de algumas questões do cotidiano escolar. Este é um espaço “reservado” as falas dos pais onde estes são inseridos nas decisões.
A área pedagógica é relacionada relação aluno professor e seus reflexos em sala.
A área profissional é envolve todos os funcionários da escola. É necessário que no dia-a-dia da escola estejam inseridos profissionais de diversas áreas que possam auxiliar nos problemas que sejam qualificados para exercerem tais funções.
5- Escreva uma reflexão sobre a relevância da avaliação das escolas (auto – análise) para o sucesso da educação.
A auto-análise é importante porque através dela o trabalho desenvolvido pode ser problematizado no sentido de avanço para um resultado significativo.
Avaliar na perspectiva de apontar caminhos, questionar resultados. Não no sentido de detectar problemas e só refletir sobre eles, sem uma visão ampla, de mudança concreta.
Isso é extremamente necessário para todo espaço escolar. E o resultado dessa análise é o que vai mostrar o que precisa mudar ou não. Não falamos da escola ser vista por ela mesma, mas por todos os olhares, inclusive o da comunidade em que está inserida. Ver se realmente está atendendo as demandas, se o processo de aprendizagem está sendo assimilado.
6- Reflita sobre as categorias da avaliação institucional e sobre as funções e críticas da avaliação.
As estratégias de avaliação são separadas em externa, que agem no sistema de organização do ensino, mas não se prende somente a isso visando, também, reformas educativas. E dividem da seguinte forma:
• Interna – produção de conhecimento;
• Interna – práticas institucionais;
• Externas – produção de conhecimento;
• Externas – práticas institucionais.
As funções e critérios de avaliação respondem às funções: operatória, permanente, participativa e formativa.
As avaliações devem ser simples e, que permitam um desenvolvimento de projetos futuros e não apenas um balanço do que se foi feito.

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