"Não é na resignação,mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmaremos." ( Pedagogia da autonomia)

domingo, 6 de junho de 2010

Escola da ponte

A escola se encontra em uma área aberta.Os alunos formam grupos heterogêneos,não estando classificados ou agrupados.Não há turmas.Não existe divisão por série.Não há salas de aula,mas sim espaços de trabalho,onde os lugares não são fixos. Possui a filosofia de educação inclusiva.
A instituição surgiu na década de 1970,no desejo de fazer uma escola que respeitasse os interesses individuais dos alunos.
Não há professores por turma, nem orientador , todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.A escola está organizada em três núcleos:
  • Iniciação
  • Consolidação
  • Aprofundamento

Os orientadores estão organizados por dimensões:

  • Artística
  • Identitária
  • Lingúística
  • Lógico-matemática
  • Naturalista

Instrumentos pedagógicos:

  • Definição dos Direitos e Deveres: a cada ano os alunos decidem, democraticamente, na assembéia da escola,os direitos e deveres que consideram importantes para aquele ano.
  • Assembléia da escola: atividade que reúne todos os alunos e professores,onde são analisadas e votadas medidas para resolver eventuais problemas da escola,visando o bem comum.
  • Comissão de ajuda: formada por quatro alunos responsáveis em resolver o que foi estabelecido na assembléia.
  • debate: acontece todos os dias para que seja colocado o que se fez durante o dia do trabalho, através de jogos.
  • biblioteca: ocupa um espaço comum na área aberta da escola, lugar de encontro de estudo e pesquisa.
  • Caixinha dos segredos: lugar reservado pra que os alunos exponham sua opinião.
  • Caixinha dos textos inventados: local reservado para que os alunos depositem os textos criados,tendo a oportunidade de usarem a sua criatividade.
  • Eu já sei:faz parte do objetivo de desenvolver a autonomia, partindo do processo da auto avaliação.A criança escreve seiu nome na lista, informando que já considera que aprendeu e está pronta para ser avaliada por um professor, só a partir daí a avaliação acontece.
  • Eu preciso de ajuda:a criança é estimulada a buscar todos os tipos de informação, antes de pedir ajuda. Esgotando as possibilidades o aluno pode escrever seu nome numa lista, posteriormente o professor organiza um grupo de estudos para esclarecer dúvidas.
  • Professor tutor:acompanha de perto um grupo de 8 a 11 alunos, dos quais monitora o trabalho individualmentee faz reuniões sistemáticas uma vez por semana . mantém contato estreito com os encarregados de educação.
  • Grupos de responsabilidade:cada aluno e a maioria dos orientadores educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola.Os grupos reúnem-se uma vez por semana para resolver alguns assuntos e elaboram propostas para serem discutidas em assembléia. Slgumas atitidades atribuídas aos grupos são:
  1. Assembléia e comissão de ajuda
  2. jardim terrário
  3. clube dos limpinhos
  4. Refeitório
  5. Arrumação e material comum
  6. Direitos e deveres
  7. Biblioteca
  8. Jornal
  9. Correio e visitas na Ponte
  10. Jogos de mesa
  11. computadores e música
  12. desporto escolar
  13. recreio bom
  14. Mural, mapas de presença e aniversário.

Os encarregados de educação reúnem-se com a associação de pais para apresentarem as propostas e andamentos do processo.

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